andré.santana [webdesign blog]

O efeito das cores na internet

Posted on: 31 outubro, 2007

girl-red-web

Ultimamente tenho visto na internet muitos projetos que não possuem harmonia nas suas cores e geram sensações diferentes da que deveriam gerar. Pensando nisso escrevi esse artigo para ajudar aqueles que desenvolvem a não cometerem os erros que tenho visto ultimamente.

As cores podem causar diferentes sensações em um ser humano. Nesse sentido, foi feito um estudo por parte de psicólogos onde eles associaram as cores a algumas sensações humanas.

As cores chamadas quentes (vermelho, amarelo, laranja) foram associadas as sensações de agitação e euforia.

As cores chamadas frias (azul-turquesa, violeta, por exemplo) foram associadas a ambientes calmos.

Outras cores podem ser consideradas quentes ou frias, dependendo da sua combinação com outras cores dentro do site. Vejamos mais algumas considerações:

As cores acromáticas (branco, azul, preto) podem adquirir caráter quente ou frio de acordo com a combinação utilizada sobre elas.

As cores marginais (verde e magenta) possuem variações de sensação conforme a cor utilizada ao seu redor. Se a cor utilizada for fria vão possuir aparência quente, mas se a cor utilizada for quente irão possuir aparência fria.

A cor branca transmite a sensação de organização e agilidade.

As cores utilizadas em um site devem harmonizar-se com o conteúdo do site, pois elas transmitem sensações. Vejamos agora as sensações transmitidas pelas cores vermelho, amarelo, verde, azul, branco, preto e cinza, individualmente, que são as cores mais utilizadas na internet.

Vermelho

Causa um grande impacto emocional, sendo associada hoje em dia à vitória, paixão, amor, força, energia, sexualidade, sangue, guerra, fogo, perigo, raiva. Mas tome cuidado, em outros países ela possui significados diferentes, de acordo com a cultura local. Na Inglaterra simboliza “realeza”; nos EUA, “perigo”; na China, “revolução; na Índia, “casamento.

Amarelo

É considerada uma cor incandescente, e imediatamente associada ao sol nos remete a associações como: verão, vida, serenidade, colheita, ouro e inovação. Também possui conotações como: traição, covardia, risco, ciúmes, loucura e doença. Seu uso é indicado para a indicação de janelas ativas, ou para indicar páginas em construção.

Verde

O verde automaticamente se liga à natureza. Virou marca registrada nos movimentos ambientalistas por ser a cor da vegetação.É associada à vegetação, natureza, primavera, fertilidade, esperança e segurança. Mas pode ser associada à inveja, decadência, inexperiência, ganância, fuga da realidade e má sorte.

Os ambientes que utilizam um tom de verde-claro são capazes de promover o estado de paz, mas se utilizado em excesso pode passar uma aparência doentia, fato este comprovado cientificamente.

Azul

A cor azul é capaz de transmitir a sensação de espiritualidade, paz, estabilidade, espaço, mas também pode transmitir a sensação de frio, melancolia, depressão, mistério, obscenidade e conservadorismo. Os cientistas acreditam que ela tem um grande potencial de relaxamento e tranqüilidade para as pessoas.

É uma ótima cor para ser usada como cor de fundo, pois tem grande qualidade de expansão e profundidade infinitas.

Branco

Dentre todas as cores é a que possui maior leveza. Muito utilizada nas margens de páginas, estabelecendo referência branca para as demais cores.

Evite usá-la em áreas extensas, pois o seu brilho intenso pode diluir as cores exibidas.

Preto

Ela é uma estimulante para as demais cores, e se harmoniza muito bem com elas. É normal vermos conotações negativas para a cor, porém, sua conformidade e anatomia indiferenciadas fazem dela um padrão para diversas situações.

A cor preta gera um ótimo contraste se usadas com cores brilhantes. Para uma boa reprodução de imagens, é bom utilizar um preto sólido, estabelecendo o limite da variação tonal.

Cinza

Essa cor causa a redução das conotações emocionais, além de combinar bem com todas as cores. É uma boa cor de fundo para as interfaces, estabelecendo um nível de adaptação intermediário e minimizando o contraste entre a cor mais escura e a mais clara da cena, amortecendo o choque visual ao se passar de uma para outra.

Procure usar harmonias dinâmicas para páginas de texto e harmonias sutis para imagens.

por Jonathan Lamim

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seja Bem-Vindo!

@andrehsantana

outubro 2007
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

RSS Feeds Deliciosos

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Flickr!

Cell

Dia do Design

Geometric

Logotipo Pé do Palco // 02

Logotipo Pé do Palco // 01

Mais fotos

Blog Stats

  • 235,108 hits
%d blogueiros gostam disto: