andré.santana [webdesign blog]

Web 2.0 e a evolução da espécie

Posted on: 6 setembro, 2007

girl-red-web

Como tudo evolui, e sobrevive quem tem mais capacidade para resistir às intempéries, de acordo com Charles Darwin, com a Internet não seria diferente. A Web 2.0 trouxe muitos ganhos à navegação, por meio da interatividade e da questão da comunidade, e já avançamos as discussões para Web 3.0. Dessa forma, aquele conceito de aldeia global, que ouvimos há vários anos, realmente tornou-se realidade. As comunidades proliferam e o usuário agora é o provedor do conteúdo, o que garante uma disseminação muito grande do conhecimento.

A Web 2.0 pode ser considerada como a segunda onda dos serviços on-line. Existem muitas tentativas de definir este conceito, mas essa questão do conteúdo colaborativo gerado pelos usuários é algo ímpar. Além disso, o serviço “Always beta”, em constante melhoria, permite a disponibilização de APIs (Application Programming Interface) públicas para que os usuários possam fazer mashups destes serviços em seus sites e blogs.

Um paralelo muito claro entre os momentos Web 1.0 e Web 2.0 pode ser feito da seguinte forma:

Web 1.0 Web 2.0
Usuários liam o conteúdo Usuários produzem este conteúdo
As companhias eram o foco A comunidade é o foco
Cliente-servidor Arquitetura peer to peer
HTML AJAX e XML
Home pages Blogs
Texto Vídeo e podcast
Acesso dial up Acesso via banda larga
Informação Opinião

É claro que essa evolução teve vários fatores decisivos, como o crescimento dos usuários de banda larga no mundo, segundo definição de Tim O´Reilly, CEO da O´Reilly Media. Mas ainda existem alguns gargalos, como o baixo acesso à Internet no Brasil, de acordo com pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet No Brasil, que indica que a Internet está em menos de 20% dos lares no País e metade dos brasileiros nunca ligou um PC.

Mesmo assim, as perspectivas são muito otimistas, pois o interesse do usuário por produzir um conteúdo e compartilha-lo com seus amigos, ou seja, criar uma comunidade com interesses afins, é o maior charme da Web 2.0. Na evolução, surgem os aplicativos móveis na Web 2.0, por meio dos quais a comunidade cria o conteúdo adicionando imagens e textos para que os outros usuários tenham acesso.

A Internet tende a melhorar cada vez mais para oferecer serviços de extrema relevância e exclusivos para cada usuário. Conhecer melhor o perfil de buscas dos usuários e das pessoas com quem se relacionam são condições primordiais para as empresas que aderiram a esta tendência. Assim, é possível traçar com mais precisão os principais interesses dos usuários. O Apontador já tem feito isso por meio de serviços gratuitos, pois a empresa acredita que a Internet deve ser para todos. Assim, pessoas se aproximarão e terão informações e promoções de acordo com seus interesses. Estamos “apontando” o caminho para um novo futuro, a Web 3.0.

por Rafael Siqueira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seja Bem-Vindo!

@andrehsantana

setembro 2007
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

RSS Feeds Deliciosos

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Flickr!

Cell

Dia do Design

Geometric

Logotipo Pé do Palco // 02

Logotipo Pé do Palco // 01

Mais fotos

Blog Stats

  • 235,108 hits
%d blogueiros gostam disto: