andré.santana [webdesign blog]

O site da TAM antes e depois do acidente

Posted on: 20 agosto, 2007

Infelizmente vimos nesse mês de julho o maior acidente aéreo do país. Imagino que você já esteja de saco cheio de tantas notícias sobre grooving, reversos, Airbus e caos aéreo. Mas não se preocupem, nesse artigo não irei falar exatamente do acidente mas do que esse episódio foi capaz de provocar no layout do site da TAM.

Durante muitos anos encontrávamos no site da empresa um A320 no local onde deveria existir o seu logotipo. Por muito tempo aquilo me intrigou. Porquê um Airbus ao invés do logotipo? E mesmo assim, no avião, o logo da TAM não era muito visível.

site-tam-antes

Normalmente encontramos o logotipo da empresa no topo, do lado esquerdo. Você sabe porquê? Explico: a leitura do ocidental é feita da esquerda para direita, de cima para baixo. Portanto toda leitura se inicia na esquerda e no topo, sendo assim o local mais importante, mais bem destacado e visualizado.de um layout.

Ocorre aí uma influência cultural pois em alguns países orientais a leitura é da direita para a esquerda. Por isso que sites árabes, por exemplo, na grande maioria mostram o logotipo alinhado a direita e no topo, pois nesse caso esta área é que passa a ter maior destaque por ser a primeira a ser lida.

Será que a TAM pretendia destacar os modernos aviões A320 e sua pintura?

Acreditem, meus amigos, nada que se coloca numa página é de graça. Todo elemento visual tem seu sentido. Você nunca verá um site de uma grande empresa colocando uma “sombra” em algum elemento porquê fica “bonitinho”. Tudo tem seu motivo. Através dos elementos visuais, a empresa procura despertar em você determinada imagem sobre aquilo que você está vendo. É o que chamamos de metamensagem.

Atrás de tudo que você vê existe uma metamensagem. Tannen define mensagem como a informação transmitida através das palavras, e metamensagem como sendo tudo aquilo que rodeia as palavras:

“Informações transmitidas por meio de significados de palavras é a mensagem. O que é comunicado sobre o relacionamento – atitudes de um para com o outro, a ocasião, e o que estamos dizendo – é a metamensagem. E é à metamensagem que respondemos mais incisivamente.”

Quando você via o A320 da TAM no lugar onde deveria estar o logo do site, você não estava vendo um avião. Você estava vendo a modernidade da frota TAM, como as aeronaves são novinhas e esse tipo de conceito traz algo que toda empresa aérea deseja, confiabilidade, segurança e credibilidade.

Portanto, ao colocar o A320 ao invés do logotipo, a TAM buscava despertar em você essas idéias positivas sobre a imagem dela e não um avião simplesmente “bonitinho”.

Geralmente as metamensagens são percebidas de acordo com experiências passadas de quem está vendo. Quem teve alguma experiência desagradável com um A320 jamais pensaria de forma positiva ao ver uma foto deste avião. E provavelmente foi por causa dessa experiência passada que a TAM mudou rapidamente o layout de seu site.

Uma semana após o acidente da TAM em Congonhas com um A320, acessei o site da empresa e notei algo bem diferente. Cadê o A320 no topo, do lado esquerdo?

site-tam-depois

É meus amigos, tiraram o avião. Vocês já imaginam o porquê não é?

A lembrança que todo brasileiro tem neste momento ao ver um A320 não é muito boa. A metamensagem que este avião desperta hoje é inevitavelmente falta de segurança, confiabilidade e proximidade com a morte. Graças a experiência passada que todos nós tivemos ao ver tantas notícias sobre o acidente, algumas até detalhando o funcionamento de um A320 e levantando a hipótese de falha mecânica como uma das razões do acidente, relacionamos imediatamente o avião a sentimentos negativos. O mesmo ocorreu no acidente de 96, quando o Fokker-100 ficou tão mal visto pelos brasileiros que a empresa precisou substituir todas essas aeronaves por A320.

A TAM, sabendo muito bem da imagem negativa que o A320 passou a despertar, tirou imediatamente o avião do seu site e colocou no seu lugar o logotipo da TAM. Notem que não é o logotipo vermelho, é um logotipo apagado, branco com um fundo cinza claro, quase não dá pra ver. Por quê será?

A empresa está passando por um momento delicado, principalmente em relação a sua imagem. A visão que as pessoas tem da TAM nesse momento não é das melhores. Então, porquê destacar o logotipo da TAM? O vermelho que eles utilizam é forte, chama a atenção facilmente. E nesse momento o que a TAM não quer é chamar a atenção. Durante os próximos meses ela deseja ser esquecida. Depois começarão a trabalhar novamente a imagem de segurança e credibilidade que toda empresa aérea deseja despertar em seus clientes. Terão alguma dificuldade no início mas, como brasileiro tem memória curta, logo conseguirão se reerguer.

Além disso querem passar a imagem de que estão de luto, abalada e triste com o que aconteceu. Por isso esse logo sem vida.

Note também que foi retirado a chamada para o cartão Fidelidade TAM. Realmente nesse momento ninguém pensa em ter fidelidade a uma empresa que está enfrentando problemas com a sua imagem de credibilidade e segurança. Além disso a chamada possuia no seu lado direito a cauda do avião da TAM. Justamente a imagem que mais ficou gravada em nossas mentes, fotografada e filmada por toda a imprensa, foi a cauda do avião PR-MBK, tornando uma espécie de símbolo desse trágico acidente. Logo, associamos a cauda do avião a sentimentos negativos.

Por isso podem escrever: daqui a alguns meses aquele logotipo voltará a ser vermelho e tudo voltará ao normal. Pode ser até que o layout do site mude completamente, como tentativa de apagar uma época ruim e dessa forma eliminar as experiências negativas relacionadas ao acidente.

Então, meus amigos, fiquem atentos. Nada é de graça nesse mundo. Tudo que você vê num site tem sua razão de ser. Comece a ver os layouts desse ângulo, procurando identificar as metamensagens que os elementos visuais tentam passar pra você.

E vamos seguindo, com segurança, sempre para o alto e avante.

por Bruno Ávila

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seja Bem-Vindo!

@andrehsantana

agosto 2007
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

RSS Feeds Deliciosos

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Flickr!

Cell

Dia do Design

Geometric

Logotipo Pé do Palco // 02

Logotipo Pé do Palco // 01

Mais fotos

Blog Stats

  • 235,108 hits
%d blogueiros gostam disto: