andré.santana [webdesign blog]

Preparando o Photoshop para Impressão

Posted on: 7 junho, 2007

Antes de mais nada, quero agradecer a ajuda de uma grande amiga, a Marta (www.supernovastudio.com.br) que me ajudou demais com a parte de impressos no Photoshop e que possui uma grande experiência nessa área. Abaixo algumas dicas dadas por ela:

É bom dizer que muitas pessoas que trabalham com impressos preferem outro programa na hora de diagramar seu impresso, como por exemplo PageMaker e seus Vetores no Illustrator, mas também existem pessoas que usam somente técnicas no Photoshop, e isso que nos interessa, mas vale lembrar que para trabalhar com Photoshop precisamos tomar cuidado em como trabalhar com as fontes já que é comum sairem serrilhadas.

Vamos lá!

Primeiro temos que estudar o formato do seu impresso, para que não haja perda. Ou seja, em qual formato o papel será melhor aproveitado? Normalmente o formato da folha comprado pela gráfica é 66x96cm, por isso ouvimos sempre falar: “Fulano quer um folheto no formato8”. Ou seja, seu impresso cabe 8 vezes dentro duma folha de 66×96, sem perda…

formatos-impressao_01

formatos-impressao_01formatos-impressao_01

Tabela com outros formatos e suas quantidades:

http://www.ipsis.com.br/html/tabelas2.htm

Normalmente para flyers usa-se formato 10x15cm (32), mas dentro desta regra de econômia você pode fazer o que quiser e seu cliente aprovar. Mas se seu cliente quer algo diferente e está disposto a gastar. Esqueça tudo e dê asas à imaginação.

RGBXCMYK

O sistema de cores para impressos gráficos é CMYK, RGB é para monitor e TV, então você cria todo seu trabalho em RBG com preview para CMYK (View > Prof Setup > CMYK) e quando terminar converte seu trabalho para CMYK (Image > Mode > CMYK)

Resolução

A resolução para impressos em off-set deve ser de 300dpi, mas não adianta fazer tudo em 100 DPIs e depois somente aumentar a quantidade de dpis do arquivo pronto, tem que criar um arquivo novo com 300 DPIs e trabalhar com ele até o fim, mesmo que fique pesado.

Depois de pronto seu serviço, aprovado e conferido, achate para que tudo vire uma layer só indo em: Layer > Flaten Image.

Montagem e Área de Corte

Depois de pronto seu serviço, você tem que montá-lo para mandar fazer o fotolito, dai você terá que saber na gráfica como vai ser o fotolito. Por ex. se fizer um flyer (só frente) 10x15cm e mandar para gráfica. Eles iram dizer que a montagem sera com 8 então abra um arquivo novo com aprox. 430×320 cm e monte 8 flyers com 5mm de área de corte entre eles (ideal entre 3 e 5mm). Com uma linha guia fiz as marcas para corte em preto (aqui está muito grosso para visualização mas tem que ser mais fina).

flyer-01

Se não for dar defeito no impresso, você pode estourar uns 2mm do flyer para a área de corte, isso se chama sangrar, pois assim o serviço não corre o risco de ficar com defeitos devido erro na hora dp corte. Ex:

flyer-02

Obs.: A marca branca é só pra entender, não faça.

Por fim, revise todos os dados contidos no serviço, pois lembre-se: se uma virgula sair errada o prejuízo é completo, e todos vão culpar o arte-finalista. É bom que peça para alguém ler os dados do serviço, pois a gente que faz, sempre deixa passar alguma coisa.

Dirvitam-se!

por Fabio Lody

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seja Bem-Vindo!

@andrehsantana

junho 2007
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

RSS Feeds Deliciosos

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Flickr!

Cell

Dia do Design

Geometric

Logotipo Pé do Palco // 02

Logotipo Pé do Palco // 01

Mais fotos

Blog Stats

  • 235,108 hits
%d blogueiros gostam disto: