andré.santana [webdesign blog]

Informações armazenadas de forma segura

Posted on: 5 junho, 2007

Segurança

Com o aumento na capacidade dos pen-drives e a popularização dos notebooks, fruto da queda do dólar, conseguimos carregar uma quantidade cada vez maior de informações por onde vamos.

Por um lado esta situação é muito boa pois permite o acesso rápido a textos, planilhas e figuras em qualquer lugar. Infelizmente nem tudo faz parte da solução. Você já pensou e se o notebook for roubado? O que fazer para proteger as informações sigilosas ali armazenadas? Lembre-se, muitas vezes a informação no HD vale muito mais do que o hardware onde ela está armazenada.

Quem ainda não possui um notebook ou guarda suas informações em um pen-drive pode estar pensando: então este texto não é para mim. Não tão rápido. Os dados armazenados no seu desktop também podem ser sigilosos e como fazer para protegê-los quando você não está próximo ao seu computador? Um exemplo, quando você, por algum motivo, envia seu micro para a manutenção, como cuidar das informações ali armazenadas? Nada contra as assistências técnicas mas você deve tomar cuidado com sua privacidade.

Para solucionar este problema, uma série de ferramentas já estão disponíveis com o objetivo de criptografar as informações armazenadas no HD.

A primeira é chamada TrueCrypt. Uma opção gratuita para encriptar os dados armazenados no disco rígido de seu computador. Esta ferramenta é compatível com o Windows XP / 2000 / 2003, além do novo Windows Vista. Para quem é usuário do GNU/Linux não precisa ficar preocupado pois o TrueCrypt também possui uma versão para este sistema operacional.

E como utilizá-lo? Visite o site, faça o download do aplicativo, descompacte e execute o instalador. Após este passo você agora deve criar uma área encriptada no disco (um arquivo). Com a área criada vem a parte mais interessante. Através do TrueCrypt você vai associar este arquivo a letra de um disco virtual (por exemplo o disco P). Assim, quando você gravar alguma coisa dentro deste disco, na verdade estará armazenando estas informações de forma criptografada dentro do HD.

Um recurso muito útil é a possibilidade de armazenar este arquivo criptografado em um Pen-drive. Desta forma, você pode guardar de forma segura suas informações nestes dispositivos portáteis. Caso este seja roubado ou perdido, ainda assim suas informações estarão protegidas.

Agora você pode aumentar a segurança das informações armazenadas no seu computador.

Um forte abraço

por Gilberto Sudré

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seja Bem-Vindo!

@andrehsantana

junho 2007
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

RSS Feeds Deliciosos

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Flickr!

Cell

Dia do Design

Geometric

Logotipo Pé do Palco // 02

Logotipo Pé do Palco // 01

Mais fotos

Blog Stats

  • 235,108 hits
%d blogueiros gostam disto: