andré.santana [webdesign blog]

Automatizando e valorizando o conteúdo

Posted on: 31 maio, 2007

Setas

Neste artigo, vamos ver algumas dicas de como tornar o conteúdo de um website mais interessante, dinâmico e principalmente de manutenção barata. O objetivo é mostrar algumas técnicas e principalmente propor soluções simples e rápidas.

Poucas são as situações que tornam a experiência do usuário de internet tão frustrante do que descobrir que aquele site visitado a algum tempo ainda permanece com o mesmo conteúdo.
Do que adianta incluir as mais avançadas técnicas de desenvolvimento como: Web Standards, AJAX, Tableless, Usabilidade, etc… Se este item básico não for levado em consideração.

Mesmo o projeto mais simples pode se valer de algumas técnicas e artifícios para transmitir a sensação ao usuário de que existe algum tipo de atualização e não este não está morto ou abandonado.

Nem todas as empresas contam com um departamento exclusivo de internet para atualizar o conteúdo do seu website, mesmo a terceirização desse serviço pode estar além do orçamento destinado ao projeto.

Nesta situação, o projeto corre sérios riscos de perder grande parte de seu tráfego devido a falta de atualização de seu conteúdo. Certamente, o ideal é que qualquer site tenha seu conteúdo atualizado pelo menos uma vez por semana, mas, mesmo que isso não ocorra, podemos utilizar algumas técnicas e dicas para que em algumas situações o usuário tenha a sensação de novo conteúdo, ou mesmo automatizar ao máximo o processo de inserção de novos elementos visuais.

Temas para datas especiais

Nós temos no Brasil uma grande série de datas comemorativas, entre as mais conhecidas estão: Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, etc. e algumas não tão conhecidas como: Dia nacional da fotografia, Dia mundial do mágico, Dia do filatelista, etc. para ter uma idéia da quantidade de datas especiais, vamos observar os mais conhecidos apenas do mês de Janeiro:

01 Ano Novo
01 Dia Mundial da Paz
06 Dia dos Reis
07 Dia do Leitor
08 Dia Nacional da Fotografia
09 Dia do Astronauta
15 Dia Mundial do Compositor
20 Dia do Farmacêutico
21 Dia Mundial da Religião
24 Dia Nacional do Aposentado
25 Aniversário de São Paulo
25 Dia do Carteiro
28 Dia Nacional do Turismo
28 Dia do Comércio Exterior
30 Dia da Saudade
31 Dia Mundial do Mágico

Utilizar temas especiais para compor com o layout do site é um artifício interessante para mostrar alguma atualização visual no conteúdo. Podemos utilizar esses temas em itens como:

– Logotipo
– Banners fixos
– Banners flutuantes
– Mensagens de texto no conteúdo
– Cores e fundos
– Bordas e separadores

Um dos grandes exemplos de utilização desta técnica é o Google.com, mesmo contando com seu “design” absolutamente limpo e direto, seu logotipo sempre reflete alguma data especial ou acontecimento especifico.

O melhor nessa técnica é poder prever sua utilização através da programação do site, como veremos no próximo tópico.

Conteúdo Programado

Trata-se de uma das alternativas mais eficazes de atualizar o conteúdo sem que seja necessário manter um profissional voltado exclusivamente para tal.

Como fazer?

Podemos inserir no escopo do projeto um sistema de gerenciamento de notícias, com a publicação presa a um sistema de datas, ou seja, quando se insere a noticia ela não é imediatamente publicada no conteúdo do site, mas sim na data inserida para tal.

Desta maneira, seriam necessárias algumas poucas horas em um único dia para se recolher o material e cadastrar conteúdo suficiente para o mês todo, este sistema é muito útil em seções de Noticias, Artigos, Receitas, Promoções, Destaques, Dicas, Podcasts e Temas para Datas Especiais.

Randomização

Seu cliente não concordou com a verba extra para a criação do sistema de conteúdo programado? Não tem problema, poderemos ter um efeito semelhante se utilizarmos um pequeno script de randomização de conteúdo, esse script pode ser encontrado para download em muitos sites e na tecnologia que o seu projeto exige (HTML, Javascript, ASP, PHP, etc.).

Onde usar?

Maximize o efeito utilizando este artifício em seções como: Home, Página de Noticias, Artigos, Banners, Chamadas especiais, etc…

No próximo artigo, continuaremos analisando alguns recursos que facilitam a administração do conteúdo do um site e também os fatores que podem auxiliar na fidelização do usuário.

Espero que tenham gostado.

Abraços

por Rogério Favero

1 Response to "Automatizando e valorizando o conteúdo"

Como sempre o Rogério apresenta artigos com excelente nível e que nos presenteia com dicas práticas e toques importantes do mundo digital.
Parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seja Bem-Vindo!

@andrehsantana

maio 2007
S T Q Q S S D
    jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

RSS Feeds Deliciosos

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Flickr!

Cell

Dia do Design

Geometric

Logotipo Pé do Palco // 02

Logotipo Pé do Palco // 01

Mais fotos

Blog Stats

  • 235,108 hits
%d blogueiros gostam disto: