andré.santana [webdesign blog]

Formatos de Publicidade Online – Parte 02

Posted on: 21 maio, 2007

Na primeira parte deste artigo foi mostrado como surgiu as formas de anúncio para Internet e o crescimento relacional de acordo com os novos formatos publicitários para a Web. Nesta segunda parte será descrito cada formato de acordo com sua importância e também quais os próximos formatos que poderão ser implementados.

Principais formatos utilizados na Web:

Banner – Praticamente o primeiro formato utilizado na Web. É a versão para Internet dos famosos “outdoors” convencionais, com a diferença que podem ser dinâmicos.

Skycrapers – Similares aos Banners, mas sendo usado um formato vertical em que normalmente é inserido no lado direito do site.

Pop-up – As famosas janelinhas que são abertas quando o usuário acessa determinado site.

Intertistial – Formato em que o usuário clica no link e antes de ser redirecionado para a página requerida é simulado uma publicidade em formato de tela cheia durante alguns segundos.

E-mail Marketing – Divulgação de determinado produto ou serviço por segmentação de usuários através do e-mail.

DHTML – Normalmente feito em Flash utilizando a linguagem DHTML simulando uma página em cima da outra.

Hot Site – São os “show product page”! São sites de lançamentos de produtos ou serviços e normalmente utilizam sistemas usando Marketing Viral.(Veja o artigo: Como o Marketing Viral pode nos ajudar)

Product Placement – Praticamente todos os filmes de Holywood utilizam desta forma publicitária. São as propagandas inseridas nos filmes no decorrer do desenrolar da história. E o Product Placement é o mesmo formato em versão Web.

Link Patrocinado – Muito utilizado nos sistemas de buscas da Web. De acordo com que o usuário digitar no formulário de busca é inserido no sistema a publicidade de acordo com a palavra-chave. Normalmente os primeiros resultados nos resultados das buscas são links patrocinados.

Marketing, Design e Tecnologia estão totalmente relacionados nos sistemas publicitários para a Internet. Não se pode pensar em uma ótima idéia sem conhecer os recursos que a tecnologia pode oferecer para tirar o maior e melhor proveito do sistema publicitário.

Para cada “Briefing” entregue existe um alvo a ser alcançado pela equipe de criação, e por consequência um novo modo, um novo formato a ser feito. Evite ao máximo usar algo reaproveitado. Pode dar certo o reaproveitamento, mas é certo que não será possível utilizar 100% da capacidade para aquele determinado segmento de público alvo.

Como e quando usar um formato convencional como o Banner? Neste momento é o ideal usar um formato diferenciado como o Intertistial? Ainda é interessante usar o formato Pop-up?? Como usar o E-mail Marketing sem ser confundido como Spam? Como tirar proveito de formatos diferenciados como DHTML, Hot Site e o Product Placement? É interessante fixar um formato genérico, mais abrangivo, ou segmentado?

O Banner é utilizado para fixação de marca. Um outdoor em que vemos na rua pode até não chamar tanta atenção, mas com o tempo sabemos que naquele determinado local existe um outdoor da empresa XYZ. Então o formato Banner também segue a mesma linha. É muito interessante utilizar este formato em sites de grande divulgação e segmentado de acordo com o público alvo. Também procure sempre utilizar os Banners nos mesmo sites, tente manter uma linha de sites para divulgação, pois assim o subconciênte dos usuários estarão mais propícios a assimilação.

Já o formato Intertistial é um ótimo formato para impacto assimilativo, ou seja, fazendo com que a publicidade, de acordo com a estratégia usada, seja rapidamente fixada na memória de longo prazo. Vamos pegar o exemplo do susto! Toda vez que vemos algo que nos impacta e que nos faz refletir, como um susto, é muito provável que iremos guardar aquela informação no nosso subconciênte. Este formato se usado da maneira adequada é um grande atribuidor de valor da marca da empresa.

Com as janelinhas chamadas de Pop-up é mais interessante usar em sites de grandes divulgação como os portais que conhecemos. Com o passar dos anos foi se perdendo credibilidade e sendo feitos até pequenos softwares que “exterminam” as janelas como os “Anti-Pop-up”. Ainda é um grande formato, mas se for usado em locais que existam grandes navegações por parte de usuários pois assim tem uma maior chance de uma parcela mínima visualizar a publicidade. Como muitos dos respectivos usuários chegam a fechar imediatamente as janelas é recomendado que usem figuras ou animações do menor tamanho possível(em peso), para que se abram rapidamente.

Assim como o Intertistial os formatos diferenciados como DHTML, Hot Sites e Product Placement são ótimos formatos para impacto assimilativo. Um exemplo muito bom de uma publicidade online de Product Placement foi um grande site de animações em Flash em que o apresentador entrevistava uma personalidade muito conhecida. No decorrer da entrevista aparecia uma moça oferecendo nada mais nada menos que uma Coca-Cola…. Já foi dito tudo não é!!! Os formatos diferenciados são ótimos para fixação rápida de marca, mas deve ser usada em determinados momentos e não sempre como o formato Banner por exemplo. São formatos em que é preciso usar de muita criatividade e estratégia para que se possa alcançar o resultado esperado.

Um formato que está sendo muito utilizado e sendo muito eficaz é o Link Patrocinado pois o sistema reconhece automaticamente a palavra digitada pelo usuário e retorna o link patrocinado de acordo com a palavra-chave específica. Este é um ótimo recurso pois viabiliza uma forma de aproximação maior do usuário com a marca. E a tendência é surgir sempre novos formatos neste estilo, sempre utilizando um relacionamento “One-to-One” com os usuários.

Na próxima parte deste artigo estarei escrevendo sobre as formas de sucesso para que a campanha possa alcançar ser bem sucedida, juntamente com as melhores formas de apresentação da mídia online. Então até o próximo artigo!

por Emanoel Castro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seja Bem-Vindo!

@andrehsantana

maio 2007
S T Q Q S S D
    jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

RSS Feeds Deliciosos

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Flickr!

Cell

Dia do Design

Geometric

Logotipo Pé do Palco // 02

Logotipo Pé do Palco // 01

Mais fotos

Blog Stats

  • 235,108 hits
%d blogueiros gostam disto: