Formatos de Publicidade Online – Parte 01

Antes de descrever alguns formatos publicitários para a internet, e explicar a eficácia de cada um, será reportado, neste primeiro artigo, uma introdução específica e direta sobre as formas de anúncios e o crescimento relacional de acordo com as necessidades.

Sempre que puderem, mandem dúvidas e sugestões para que as mesmas possam aparecer como futuros artigos!

Com o passar dos anos de vida da Internet, temos uma necessidade cada vez maior de sistemas publicitários mais inteligentes, estrategicamente, e de formas crescentes de minimização de tempo de visita dos respectivos usuários, pois com o crescimento de páginas na Web o tempo gasto em cada site ficava cada vez mais restrito.

Foi um crescimento aritimético, aos poucos, pois precisaria visualizar e interpretar os principais passos que o usuários estariam descrevendo na home page e assim foi nascendo também uma análise de usabilidade de acordo com a necessidade dos usuários.

As formas publicitárias e de pagamento cresceram. Foi desenvolvido de acordo com o crescimento da tecnologia usada, modos de detecção de visitas e cliques respectivos de cada pessoa que acessou aquela determinada página ou forma de anúncio.

A internet é o maior e melhor meio de comunicação em termos de relacionamento “One-to-One”, pois podemos ver que o sistema televisivo, por exemplo, é um formato que pretende alcançar um número grande de indivíduos, não possuindo um trajeto íntimo de comunicação com seus respectivos clientes.

O formato Banner, como os outdoors convêncionais, era praticamente o único sistema padronizado no começo da internet. Digo “padronizado” porque desde aquela época se procurava inserir o formato “Full” com tamanho de 468×60 pixels, mas sempre era possível visualizar em alguns sites algum de tamanho não padronizado.

Assim como um outdoor é esquecido durante o tempo, e muitas vezes não redirecionamos nosso olhares para eles, o Banner foi sendo deixado de lado em relação a atenção dos usuários. Foi a partir de necessidades assim que foi surgindo novos formatos publicitários para a Web. Temos que levar em conta ainda que os sites evoluiram(veja o artigo sobre: Gerações da Web) juntamente com o Design dos mesmos, forçando assim sistemas publicitários cada vez mais destacáveis e inteligentes em função da arte gráfica inserida nos sites.

A tendência hoje na Web são formatos cada vez mais “pessoais”, íntimos com cada usuário, pois o poder que o sistema publicitário Web possui é muito grande, de grande valía. É possível fazer sistemas complexos e inteligentes para que se possa cada vez mais aproximar o usuário da respectiva empresa dona do marketing inserido naquela forma de anúncio. E a cada dia vemos crescer mais e mais este tipo de anúncio.

Na segunda parte deste artigo estaremos inicializando e comentando sobre cada formato publicitário na internet, e qual os possíveis sistemas que ainda irão aparecer!

por Emanoel Castro 

Published by André Santana

I am a visual designer with over 8 years of experience in motion/animation and brand design. I enjoy working on defining how to design assets behave to convey brand personality, as well as using animation to tell interesting stories. Some of my more recent work also includes working with multidisciplinary teams to define the visual language and create components for design systems. I currently live in Natal and work at Máquina do Bem, an institute that works to generate and expand social impact in the third sector and in good businesses, where I lead a team of designers. You can see some of my work at be.net/andretsantana.

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