Antes de descrever alguns formatos publicitários para a internet, e explicar a eficácia de cada um, será reportado, neste primeiro artigo, uma introdução específica e direta sobre as formas de anúncios e o crescimento relacional de acordo com as necessidades.
Sempre que puderem, mandem dúvidas e sugestões para que as mesmas possam aparecer como futuros artigos!
Com o passar dos anos de vida da Internet, temos uma necessidade cada vez maior de sistemas publicitários mais inteligentes, estrategicamente, e de formas crescentes de minimização de tempo de visita dos respectivos usuários, pois com o crescimento de páginas na Web o tempo gasto em cada site ficava cada vez mais restrito.
Foi um crescimento aritimético, aos poucos, pois precisaria visualizar e interpretar os principais passos que o usuários estariam descrevendo na home page e assim foi nascendo também uma análise de usabilidade de acordo com a necessidade dos usuários.
As formas publicitárias e de pagamento cresceram. Foi desenvolvido de acordo com o crescimento da tecnologia usada, modos de detecção de visitas e cliques respectivos de cada pessoa que acessou aquela determinada página ou forma de anúncio.
A internet é o maior e melhor meio de comunicação em termos de relacionamento “One-to-One”, pois podemos ver que o sistema televisivo, por exemplo, é um formato que pretende alcançar um número grande de indivíduos, não possuindo um trajeto íntimo de comunicação com seus respectivos clientes.
O formato Banner, como os outdoors convêncionais, era praticamente o único sistema padronizado no começo da internet. Digo “padronizado” porque desde aquela época se procurava inserir o formato “Full” com tamanho de 468×60 pixels, mas sempre era possível visualizar em alguns sites algum de tamanho não padronizado.
Assim como um outdoor é esquecido durante o tempo, e muitas vezes não redirecionamos nosso olhares para eles, o Banner foi sendo deixado de lado em relação a atenção dos usuários. Foi a partir de necessidades assim que foi surgindo novos formatos publicitários para a Web. Temos que levar em conta ainda que os sites evoluiram(veja o artigo sobre: Gerações da Web) juntamente com o Design dos mesmos, forçando assim sistemas publicitários cada vez mais destacáveis e inteligentes em função da arte gráfica inserida nos sites.
A tendência hoje na Web são formatos cada vez mais “pessoais”, íntimos com cada usuário, pois o poder que o sistema publicitário Web possui é muito grande, de grande valía. É possível fazer sistemas complexos e inteligentes para que se possa cada vez mais aproximar o usuário da respectiva empresa dona do marketing inserido naquela forma de anúncio. E a cada dia vemos crescer mais e mais este tipo de anúncio.
Na segunda parte deste artigo estaremos inicializando e comentando sobre cada formato publicitário na internet, e qual os possíveis sistemas que ainda irão aparecer!
por Emanoel Castro