andré.santana [webdesign blog]

Google aposta em links patrocinados também no celular

Posted on: 20 maio, 2007

* Cobertura do evento Tela Viva Móvel – 6ª edição

O modelo de links patrocinados, que sustenta o modelo de negócios do Google na internet e representa 98% de sua receita, será levado ao mundo da telefonia celular. Segundo o diretor geral do Google no Brasil, Alexandre Hohagen, a empresa já testou esse modelo com sucesso no Japão, com a operadora KDDI. No caso das buscas feitas no celular, a receita com a venda de links patrocinados é dividida com as operadoras. Tal como na internet, a cada clique feito por um usuário, o anunciante paga alguns centavos.

Além disso, no caso de lojas e prestadores de serviços, é possível incluir no resultado das buscas um link para estabelecer uma chamada de voz do celular para o referido estabelecimento comercial ou escritório. Por cada chamada realizada por conta de uma busca, o anunciante pagaria um preço mais alto que o clique em um link WAP, explicou Hohagen. Essa funcionalidade já é oferecida pelo Google nos EUA. Hohagen foi o palestrante da sessão de abertura da 6ª edição do Tela Viva Móvel, nesta terça-feira, 15, em São Paulo.

O diretor do Google estima que existam hoje cerca de 1,5 milhão de empresas no País capazes de realizar algum tipo de transação on-line. Todas elas são anunciantes em potencial de links patrocinados. Ele disse não temer a concorrência de outras ferramentas de busca que venham a utilizar o modelo de links patrocinados no Brasil. “Pelo contrário: pode ajudar a divulgar o modelo. Há muito espaço para crescer”, afirmou.
Modelo de negócios de SMS segue mesma linha na América Latina

Os modelos de negócio para serviços de valor adicionado (SVA) parecem seguir uma mesma tendência na América Latina: forte adesão por parte dos usuários aos serviços de SMS e a parcela dominante da receita em poder das operadoras (80% em alguns casos), com os integradores e desenvolvedores retendo o menor percentual. A conclusão é dos executivos que participaram do evento, nesta terça-feira.

O Brasil é o país mais desenvolvido da América Latina em serviço de valor adicionado (SVA), com 180 empresas, disse o diretor da Convergencia Latina, Ariel Barlaro. Em seguida vem o México, com 80, e Argentina, com 42. O Paraguai é o último do ranking, com menos de meia dúzia de empresas de SVA.De acordo com projeções de Barlaro, a América Latina contará com 500 milhões de linha móveis na próxima década, das quais 200 milhões no Brasil.

Em relação aos dados móveis na América Latina, a distribuição na região, de acordo com o Yankee Group, deve ficar da seguinte forma: mensagens ocuparão 65% do bolo; diversão, 24%, empresarial, 10%; e compra, 1%. A maior receita por usuário (Arpu) em dados em 2005 foi da Colômbia, com US$ 2,2, com projeção para US$ 3,6 para 2009. A segunda maior Arpu é do Chile, com US$ 1,5 em 2005 e US$ 3,1 em 2009. Na seqüência vêm México, Peru e depois Brasil, com US$ 0,8 em 2005 e US$ 2,2 em 2009.

por Fábio Cavalcante

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seja Bem-Vindo!

@andrehsantana

maio 2007
S T Q Q S S D
    jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

RSS Feeds Deliciosos

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Flickr!

Cell

Dia do Design

Geometric

Logotipo Pé do Palco // 02

Logotipo Pé do Palco // 01

Mais fotos

Blog Stats

  • 235,142 hits
%d blogueiros gostam disto: