andré.santana [webdesign blog]

Como chamar a atenção na Internet?

Posted on: 17 maio, 2007

Atenção!

Existem muitas formas de causar rebuliço e chamar a atenção: tirar a roupa no meio da rua, ficar em pé em cima da mesa do restaurante, sair de casa com um abacaxi na cabeça são algumas formas. Mas tudo isso é muito arriscado. Provavelmente você cairá no ridículo.

Vamos transpor uma situação dessas para a internet. Como causar rebuliço sem cair na ridicularização. E como fazer isso com o site da minha empresa e com pouco dinheiro?

Já tive algumas experiências com esse tipo de divulgação e acredito ser de grande ajuda para aqueles que ainda não sabem como chamar a atenção na internet de maneira apropriada.

1. Movimente-se

A primeira idéia é a base de todas as outras que darei aqui. Você deve passar a impressão de movimento. De que sua empresa não está parada no tempo. Para isso é necessário atualizações constantes do site, lançamento de promoções, apresentação de novas imagens, criação de eventos, presença constante nos veículos segmentados de comunicação e por aí vai.

2. Se é para ter um site desatualizado, melhor nem ter.

Meus amigos… do que adianta uma empresa ter um site desatualizado? Qual a funcionalidade dela? Para quê serve? Se até o telefone que aparece no site é ainda aquele que foi trocado há 3 anos atrás?

Site sem atualização é propaganda negativa de sua empresa. A imagem que passa é pior do que uma empresa parada no tempo. “Ih, essa empresa deve ter falido, nem atualizam mais o site. E se ainda existe, se eles não tem o mínimo cuidado com o próprio site imagina com os clientes dela”, um dos visitantes poderá pensar.

Acabou essa história de “vou ter um site apenas para nossa empresa estar presente na internet”. Se sua empresa está disposta a ter um site, tem que estar disposta também a atualizá-lo sempre. Mudar o conteúdo, fotos e atualizar o layout todo o ano. Se não seu site vira queimação de filme.

3. Promoção é o maior barato e é barato.

Faça uma promoção com seus clientes. Ofereça um desconto nos seus produtos/serviços ou então faça sorteios de bens de pequeno valor.

Por exemplo, quanto custa uma bicicleta? 200 reais? E uma mochila super bonita, 100 reais? Um discman com MP3, no Mercado Livre tem até de R$ 150. E quanto custa um anúncio de meia página no jornal? Três mil reais? E a criação? Mais dois mil?

Por 50, 100, 200 reais, você pode causar o maior rebuliço dentro do seu mercado de atuação. Talvez chame muito mais atenção do que um anúncio no maior jornal de sua cidade. E pode até render matéria em jornais e revistas, dependendo da sua criatividade.

Além disso, a promoção pode exigir uma ficha de cadastro onde você terá acesso ao perfil de cada cliente potencial e formas de contato com esse cliente.

4. Parcerias de sucesso

É verdade que estamos cheios de pessoas procurando parcerias até pra descolar cortesia pra motel. Mas parceria deve ser algo sério, bem planejado, útil para ambas as partes, que funcione e dê resultados.

Através de parcerias é possível fazer promoções como citei acima, onde o parceiro fornece o produto e você a divulgação ou outro tipo de serviço.

Outro exemplo é você fornecer o produto de sua empresa, fazendo parceria com o maior site de sua região para juntos formarem uma promoção.

Através da troca de serviços é possível também ganhar espaços para banners.

5. Mude sua marca

Uma maneira de causar impacto e idéia de inovação é a mudança de marca. Muitas vezes a empresa cresce mas a marca não. Uma marca mal desenhada, com formas antigas, dá a impressão de velho, desatualizado, de serviço mal feito.

A marca é o rosto da empresa. E o brasileiro tende a tirar uma série de conclusões, muitas vezes precipitadas, apenas ao analisar o rosto de uma pessoa. Conheço um candidato a prefeito que não ganhou até hoje nenhuma das três eleições que disputou por ter uma barba e uma dentição mal feita. Antes de aparecer na TV estava em primeiro mas quando o horário político foi ao ar, caiu para terceiro. Quando se pergunta na rua o porquê disso, o povo diz: “Até que aquele rapaz parece ser uma boa pessoa, mas se ele não cuida da própria barba e dos seus dentes, como é que ele vai cuidar da nossa cidade?”

Esse mesmo tipo de análise o brasileiro faz quando vê sua marca. Faça uma pesquisa de mercado. Se a logomarca não agrada, não pense duas vezes, mude!

E se agrada? Mude para melhor! Vejamos o logo do Itaú. Você sabia que a logomarca do Itaú mudou? Foi tão sutil que muitos não perceberam.

Na realidade a marca do Itaú mudou duas vezes desde o seu nascimento, em todas as duas mudanças ela causou um grande rebuliço. Primeiro foi a mudança das cores, que antes era um triste preto e branco e se tornou um alegre azul e amarelo combinando com laranja, mudando toda a identidade visual da empresa. Já nessa nova mudança, que ocorreu entre 2003 e 2004, a transformação ocorreu na tipografia, antes o Itaú utilizava uma fonte próxima do Arial ou Franklin Gothic e agora optou por uma fonte mais arredondada, semelhante a Trebuchet. Essa segunda e pequena mudança foi motivo para várias chamadas no site do Itaú e campanhas na TV, informando a todos que através dessa nova marca o Itaú estava antenado com o novo milênio.

E então? Que tal mudar de marca? Criar uma nova identidade visual de sua empresa, dando a impressão de vida nova tanto para seus funcionários quanto para seus clientes?

Movimente-se. Mova-se. Mexa-se. Quanto mais você provocar ações na internet, mais serão os resultados colhidos. Aproveite!

Para o alto e avante!

Por Bruno Ávila (www.brunoavila.com.br)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seja Bem-Vindo!

@andrehsantana

maio 2007
S T Q Q S S D
    jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

RSS Feeds Deliciosos

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Flickr!

Cell

Dia do Design

Geometric

Logotipo Pé do Palco // 02

Logotipo Pé do Palco // 01

Mais fotos

Blog Stats

  • 235,108 hits
%d blogueiros gostam disto: