andré.santana [webdesign blog]

SEO – Parte 3

Posted on: 11 maio, 2007

Nos artigos anteriores, foi falado sobre o conceito de SEO e depois em um artigo mais prático que teórico, foi falado sobre os fatores que são considerados no pagerank. Mas acho que falei pouco sobre as reais vantagens de se investir em SEO, ou mesmo de se estudar isso tudo. E neste penúltimo episódio da série falaremos sobre as vantagens do SEO.

Para entender as vantagens basta lembrar no que consiste as melhorias feitas para aumentar o pagerank de uma página. São melhorias, primeiro internas e estruturais, depois algumas mudanças no conteúdo, de forma a dar mais importância às palavras desejadas, e por fim os links externos, que fogem ao controle do desenvolvedor, mas que se o site for mesmo relevante virão naturalmente.

Vantagens 

Propaganda mais eficiente.

Houve um tempo em que banners funcionavam. Agora uma taxa de 1% de cliques (em relação ao número de acessos) já é absurdamente alta. Geralmente porque banners fogem ao contexto do site, diferente das buscas. Alguém que chega ao site pelo dispositivo de busca está procurando por isso, tem interesse. Pode ser aquele cliente grande, ou um estudante em busca de informações para um trabalho, mas geralmente é o público-alvo do seu site. E as buscas funcionam melhor até mesmo que os links patrocinados, com um custo (geralmente) mais baixo e fixo (por um retorno maior).

Conteúdo mais atualizado nos dispositivos de busca.

Quanto maior o pagerank geral do site, menor é o tempo entre uma visita e outra dos robôs de busca, que atualizam o conteúdo nos sites de busca, adicionando novos textos, palavras chave, títulos, ou mesmo melhorando o pagerank da página. Isso evita a demora para serem achadas as novas palavras que você tenha inserido, apesar de as páginas ficam no cache dos sistemas, mantendo arquivadas mesmo páginas antigas.

Otimização do código HTML, Redução de custos, Carregamento mais rápido (uso dos Web Standards).

No processo de otimização são feitas alterações no código, que geram diminuições do tamanho dos arquivos, pois é removido todo o lixo que há no código (para tornar partes mais relevantes, e facilitar a classificação pelos robôs de busca). Isso gera diminuição no consumo de banda, e do tamanho total do site, gera um carregamento mais rápido, já que os arquivos estão menores e há poucos (ou nenhum) erros no código (melhora considerável, que varia de 30% a 70% a menos de tempo de carregamento no geral) fora as vantagens de ter o código seguindo os padrões.

Acessibilidade.

Ao se otimizar o site, até robôs de busca conseguem navegar facilmente pelo site (seguindo os links, e lendo o conteúdo sem problemas com frames, tabelas, redirecionamentos por URL, ou conteúdo encriptado em outras mídias) e o usuário também, tornando o site acessível até mesmo para deficientes, e também torna a navegação possível mesmo com o CSS desabilitado.

 Facilidade de alteração no layout.

Geralmente no processo de otimização há a separação do conteúdo e da formatação (mais uma vez para facilitar a definição do que é importante ou não no site) então a criação e implementação de novos layouts (mesmo que não seja o foco de um processo de SEO) fica mais fácil e rápida.

Considerações finais.

É interesante ver como uma vantagem é ligada a outra, ao se melhorar em uma parte, melhora-se também em outras tantas, mas isso tudo tem um custo, e um tempo para que haja o retorno.

Acho que a maior dificuldade encontrada é demonstrar que investir nessa área (como em outras tantas áreas que são ignoradas por muitos profissionais) trás retorno. Não é algo onde se “perde dinheiro”, ou mesmo tempo. Isso vale tanto para os profissionais verem que é algo que vale a pena quanto para os clientes (mas para que o cliente invista nessa área é necessário algum profissional para mostrar as vantagens desse investimento, e o retorno que pode trazer).

Como já foi dito em um artigo (vi no webinsider, acho) otimizar um site é tornar relevante, promovendo melhorias tanto no código, quanto no conteúdo (muitas vezes sem nenhuma alteração visual) que promovem além da melhora no desempenho das buscas orgânicas, muitas outras vantagens faladas aqui.

por Rochester Oliveira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seja Bem-Vindo!

@andrehsantana

maio 2007
S T Q Q S S D
    jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

RSS Feeds Deliciosos

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Flickr!

Cell

Dia do Design

Geometric

Logotipo Pé do Palco // 02

Logotipo Pé do Palco // 01

Mais fotos

Blog Stats

  • 235,108 hits
%d blogueiros gostam disto: