andré.santana [webdesign blog]

Trabalhando em casa

Posted on: 19 junho, 2007

trabalhando_na_praia

Já é uma realidade. Trabalhar em casa não é mais visão futurista de Domenico di Masi. E sem dúvida a Internet facilitou esse grande sonho: trabalhar e ganhar dinheiro sem sair de casa.

Comecei a trabalhar em webdesign na adolescência. Pra você ver, nem sabia o que era webdesigner. Pra mim, todo mundo que fazia site era um Sysop, como os donos de BBS (os mais velhos irão lembrar disso ), depois veio o termo webmaster e só tempos depois, Webdesigner.

Mas comecei trabalhando em casa, como qualquer adolescente. Depois resolvi montar um escritório onde só tinha eu de funcionário. Ué, então pra quê um escritório? somente para a minha família perceber que aquele moleque que estava ali no computador não estava jogando Flight Simulator o tempo todo. Ele estava trabalhando e ganhando dinheiro, sem camisa, dentro do seu quarto.

Com o passar dos meses ( é, ia escrever “anos” mas na Internet tudo corre mais rápido ) a empresa cresceu muito, tive funcionários e estava vendo se concretizar aquele sonho de ter uma empresa, ser executivo, ficar viajando a trabalho… é, mas tudo isso tem um preço.

Quem é empresário sabe muito bem como é difícil ter uma empresa. Além dos impostos absurdos, gerenciar uma empresa não é pra qualquer um. Os executivos, coitados, passam o dia com aquela coleira ( mais conhecida como gravata ) e paletó, mesmo fazendo calor de 35 graus, levando bronca do chefe, sendo cobrado a toda hora, trabalhando de segunda a segunda, sem parar. Sem viver.

“É preciso saber viver”, como Roberto Carlos já dizia. Comecei a ver que largar minha juventude, minha família, até mesmo meus estudos por causa do trabalho e da ganância de ganhar dinheiro e status, seria deixar de viver. Estava tendo qualidade de vida zero. Comecei a pensar “nossa, como era bom os tempos que trabalhava em casa. Era feliz e não sabia”. Nada mais precioso que o valor do tempo. O tempo não volta. E não tem dinheiro nenhum que pague isso.

Foi o que fiz. Onze anos se passaram. Hoje trabalhar em casa já é algo comum. A troca do “status” de ter um escritório num bairro nobre por trabalhar em casa pra mim foi uma vantagem tremenda. As primeiras vantagens, que todo mundo se encanta inicialmente é: poder planejar sua vida, fazer uma academia, viajar no dia que quiser, tirar férias quando quiser e até mesmo ir a praia durante a semana. Sem falar que não se corre o risco de levar bronca de chefe.

Agora é necessário muita responsabilidade e disciplina. Disse “viajar a hora que quiser” mas não disse “viajar todo dia”. Disse “tirar férias quando quiser” mas não disse “tirar férias todo mês”. Nem disse “ir a praia todos os dias da semana.”

Trabalhar em casa tem suas conseqüências. Se você for casado então… prepare-se para as broncas da esposa quando você quiser trabalhar até mais tarde. E a geladeira? Trata-se de um dos efeitos colaterais mais pertinentes, engorda-se 10kg fácil-fácil.

A cama chama você o tempo todo. O divertimento também. Afinal ninguém está vendo você trabalhar. Se você não amar o que faz, fica complicado trabalhar em casa diante de tantos dispersores.

Engana-se quem acha que trabalhar em casa se trabalha menos. Eu gosto tanto do que faço que trabalho muito mais do que se trabalhasse num escritório. Acordo as 9 da manhã e vou direto para a cadeira em frente ao computador, com os cabelos todos arrepiados, checar meus emails e ver como vai ser meu dia. Só vou parar por volta das 3 da manhã. Alguns clientes se impressionam, eu respondendo emails 3 da manhã. Mas vamos às contas: se eu não tenho que me deslocar para trabalhar, economizo umas duas horas de trânsito. Economizo o tempo de se arrumar também. Logo durmo de 6 a 7 horas por dia, o que pra mim é uma maravilha. E se bobear ainda posso tirar uma soneca de 30 minutos depois do almoço. ;)

Você acredita que às vezes ainda me aparece um amigo perguntando “Porquê você não abre um escritório?” e eu respondo: “Pra quê? Se não tenho funcionário, não recebo cliente, se todos estão aqui na Internet, pra quê vou abrir um escritório e gastar com luz, água, aluguel, condomínio, gasolina e tempo?”.

Pois então, trabalhar em casa é muito bom. Mas acho que não é pra todo mundo. Tem que aceitar os prós e contras, como tudo nessa vida. Mas tenho certeza de que muitos engravatados queriam estar no meu lugar.

Para o alto e avante!

por Bruno Ávila

3 Respostas to "Trabalhando em casa"

Filosoficamente somos muito parecidos

Bom estou começando a fazer o curso, estou terminando de aprender CorelDraw14 como posso trabalhar preciso arrumar um emprego e trabalhar em casa.

Oi boa tarde.
Estava no trabalho e acessei a o google, com a pergunta “COMO TRABALHAR E GANHAR DINHEIRO”, dai vi uma pesquisa do sr. Domenico di Masi.Me enteresei em sua pesquisa, e resolvi deixar esse comentario.Sou formado em WEBDESIGNER, e sua vida de trabalho é semelhante a minha.

Deixe um comentário

Seja Bem-Vindo!

@andrehsantana

junho 2007
S T Q Q S S D
« mai   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

RSS Feeds Deliciosos

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Flickr!

Cell

Dia do Design

Geometric

Logotipo Pé do Palco // 02

Logotipo Pé do Palco // 01

Mais fotos

Blog Stats

  • 218,318 hits
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

